O sistema nervoso dirige e coordena nossos movimentos. Recebe estímulos do ambiente que nos rodeia e de todos os nossos órgãos internos. Interpreta esses estímulos e elabora respostas, que são transmitidas a músculos ou glândulas.
O equilíbrio do organismo reflete diretamente no funcionamento dos órgãos que estão diretamente ligados ao sistema nervoso central, depende de um bom alinhamento da coluna.
Proporcionando um alinhamento da coluna enquanto dorme e um acordar mais disposto e sem dores no corpo.
Alinhamento da postura
Os colchões convencionais em sua maioria são moles ou duros demais, provocando uma pressão nas superfícies de apoio, causando uma curvatura que provoca uma pressão exagerada nos ombros e principalmente na lombar, que vem a prejudicar a circulação sanguínea. Ambos comprometem o conforto, prejudicam a coluna e as articulações.
Os colchões Grupo DK possuem camadas internas com chapa laminada e poliestireno especial que proporciona a firmeza e elasticidade correta. A estrutura desenvolvida foi especialmente produzida para suportar toda a pressão e peso do corpo, assim distribuída; cabeça 8%, tórax 33%, espinha 44%, fornecendo uma postura natural e adequada durante o sono, alinhando sistema ósseo; prevenção das dores na coluna; melhora da postura da coluna enquanto dorme e possibilitando acordar mais disposto e sem dor no corpo.
Coluna
Bico de Papagaio
Devido a degeneração progressiva da articulação (estrutura que une os ossos) há alterações nos ossos que estão sob a mesma, que se tornam mais rígidos e formam espículas (pequenas pontas), que se assemelham à um Bico de Papagaio.
Há também, alteração dos músculos e ligamentos que estabilizam a articulação, que se tornam inflamados e mais fracos.
Estas formações surgem para absorver alguma sobrecarga nas articulações. Mais comum aparecerem na coluna, mas podem surgir em outros lugares do corpo e perto de articulação, como punho e dedos.
Hérnia de Disco
É a projeção da parte central do disco intervertebral (o núcleo pulposo) para além de seus limites normais (a parte externa do disco, o ânulo fibroso). Ocorre geralmente póstero-lateralmente, em virtude da falta de ligamentos que sustentem o disco nessa região.
O disco invertebral é uma placa cartilaginosa que forma uma almofada entre os corpos vertebrais.
Após traumatismo, quedas, acidentes automobilísticos, esforços ao se levantar etc, a cartilagem pode ser lesada, comprimindo raízes nervosas.
Em qualquer local da coluna pode haver hérnia de disco.
Dormir corretamente auxilia no alinhamento postural ajudando a evitar esses males.
Escoliose
Para entender o que é escoliose, devemos saber que a coluna vertebral, vista por trás, deve ser ‘‘reta’’. qualquer desvio para os lados pode configurar uma ‘‘escoliose’’. Mas, preste atenção. Um desvio lateral mínimo, causado, por exemplo, por maus hábitos posturais, deve ser caracterizado como uma atitude escoliótica.
Por outro lado, a escoliose é uma doença e deve ser tratada como tal. Antigamente, acreditava-se que a escoliose era somente um desvio lateral da coluna, chama pelos leigos de ‘‘coluna torta’’. Atualmente, a definição correta é a de que a escoliose, doença, é um desvio tridimensional da coluna vertebral, ou seja, a coluna desvia-se nos três planos do espaço. Assim, a coluna realmente se torce, não somente para os lados, mas também para frente/trás e em volta de seu próprio eixo.
Resumindo, atitudes escolióticas são desvios da coluna – em geral somente para os lados – que, com bastante frequência, podem ser reduzidos totalmente, ou seja, testes de flexibilidade mostram que a coluna é flexível a ponto de retornar sua forma fisiológica. Têm causas que variam de um mau hábito postural a um desequilíbrio momentâneo de crescimento dos membros inferiores, por exemplo.
Navegue pelas outras tecnologias: