A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma substância estranha ao organismo, ou seja, uma hipersensibilidade imunológica a um estímulo externo específico. Os portadores de alergias são chamados de “atópicos” ou mais popularmente de “alérgicos”.
Sabe-se que a cada novo contato com o agente desencadeador, ela ocorrerá mais rapidamente e se manifestará de forma mais agressiva.
De todos os ambientes da casa, as camas e travesseiros, em função da presença de condições ideais (umidade, temperatura e resíduos de pele humana) são os locais onde os ácaros se proliferam mais abundantemente, chegando a casa dos milhões. Uma pequena parcela deles é suficiente para desenvolver crises alérgicas.
O ácaro é um animal microscópico (parente das aranhas e carrapatos) e que vive em locais úmidos, quentes e com abundância em partículas orgânicas (fungos, pele humana, etc). Existem várias espécies de ácaros, mas a que mais causa alergia é a Dermatophagóides pteronyssinus que se alimenta principalmente de resto de pele.
Eles vivem principalmente em colchões, travesseiros, estofados e locais que acumulam pó.
Ciclo de vida: Ovo, larva, ninfa e adulto, vivendo em média 120 dias, sendo que na fase adulta acasalam várias vezes e as fêmeas depositam aproximadamente 50 ovos.
Nada menos que 1 trilhão de ácaros podem ser encontrados em um colchão velho, sendo que apenas 500 ácaros por grama de poeira já são suficiente para causar sérias crises alérgicas. Daí a importância de possuirmos um colchão com a terapia da respiração.
Navegue pelas outras tecnologias: